31.1.05

Arte do Deslocamento

A exposição RETURN, na galeria Longwood Art Gallery (Bronx, NY), evoca a coragem e a ousadia de Edwin Ramoran, diretor do Longwood Arts Project. O artista Michael Rakowitz montou uma instalação que recria a antiga empresa de importação de seu avô iraquiano, a Davisons & Co. Dentro do espaço, os visitantes podem enviar, sem ônus, objetos pessoais para qualquer cidadão no Iraque. A idéia é revelar "as dificuldades logísticas de se enviar remessas para um país sob governo provisório de ocupação". Mas há um outro objetivo intrínseco: mostrar a farsa da reconstrução ao transformar uma identidade nacional numa transação entre duas partes deslocadas. "Quem lucra com isso?", pergunta sagazmente Rakowitz.

27.1.05

Power To The People

Debates interessantes aconteceram na conferência Blogging, Journalism & Credibility, realizada recentemente na Universidade de Harvard. Ray Josen, do PressThink, foi categórico: há um novo processo social decorrente da interação entre novas tecnologias e meios de comunicação de massa que está colocando os tradicionais modelos de credibilidade em xeque. Os leitores agora são os verdadeiros editores. Há algo de novo no ar. Não sabemos ainda exatamente o que é, mas há algo com certeza.

Paisagens Sonoras

O projeto instantworld, de Laura Kavanaugh e Ian Birse, integra sons e imagens de diversos locais ao redor de mundo numa composição única, tudo com tecnologia MAX/Jitter. Eles agora estão procurando uma estação no Brasil. Tirante a parte de imagens, o projeto da dupla canadense lembra o Soundscape FM, que vai ser executado no transmediale.05. Trata-se de uma estação de rádio pirata que vai agregar e transmitir diversos sons e tons expelidos pela cidade de Berlim.

26.1.05

Máquinas Maravilhosas

Julio Verne foi um escritor com idéias muito além de seu tempo. E Jean-Marc Deschamps é um modelista que prestou uma homenagem em grande estilo ao criar modelos reais das máquinas maravilhosas imaginadas por seu mestre. Partindo de gravuras de Neuville, Riou, Russet-red, Bennett - artistas que ilustraram os livros de Verne na época - Deschamps desenhou e criou os modelos de máquinas como o navio Albatroz ("Robur, o Conquistador", 1886), o balão Victoria ("Cinco Semanas em um Balão", 1863) e, claro, o submarino Nautilus ("Vinte Mil Léguas Submarinas", 1869).