30.1.06

27.1.06

Blimps Maravilhosos

O processo de construção dos blimps autônomos criados pelos alunos do Art Center (onde Bruce Sterling lecionou durante um ano)...


...foi extensamente documentado. Man, those things rock. Kudos, Jed and Nikhil, disse o mestre da FC texana.


Tão ou mais legal que os balões é a linha de montagem.

24.1.06

Hoax Nordestino

Gostaram do hoax de Souzousareta Geijutsuka, ou melhor, Yuri Firmeza? Nada de novo no front. Carlos, ou melhor, José Alvarez, já fez mais bem feitinho...


Ouça lá a história dele no Studio 360, co-produção da Public Radio International e WNYC New York Public Radio.

18.1.06

Criptozoologia Artificial

Louis Bec é um zoosystémicien (modelador digital de sistemas vivos). Ele e o grupo CYPRES criaram o projeto ARAPUCA, um ambiente virtual que funciona como um "celeiro" de organismos artificiais.


Os seres artificiais de Bec podem ser vistos dentro de uma espécie de cave, a SAS Cube. O ambiente de A-Life, por sua vez, foi construído com os engines QP (Qualitative Physics) e Unreal Tournament. A principal criatura gestada neste ambiente foi chamada de Diaphaplenomena.

17.1.06

Alexandria Virtual

Há muito se fala no registro de obras pertencentes a um campo vago e ainda impreciso: arte tecnológica (mídia arte, arte virtual, arte eletrônica, arte digital, arte computacional, arte telemática, arte genética e tantas outras sub-categorias que implicam em certa imersão e interatividade).


Para cobrir um pouco a escassa seara deste campo, Oliver Grau, um escolástico alemão especializado em história da arte virtual, está lançando o Database of Virtual Art, um banco de dados que está documentando obras referenciais do campo mencionado. Já na capa, o argonauta (Ulisses é um herói cibernético por excelência) encontra obras seminais, como "Osmose", de Char Davies (ver imagem acima), e "World Skin”, de Maurice Benayoun. Além das obras, há registros de eventos, notícias e vídeos. Literalmente, um saucerful of secrets. Altamente recomendado pelo Itaulab.