29.8.06

Stucked

A ótima réplica de Márcia Fortes e Alexandre Gabriel na Folha de São Paulo despertou uma pequena reflexão: seriam os nossos críticos de arte partidários do Stuckism? Se sim, qual a significância de amigurumis, toy designs, grafites e qualquer vertente de arte tecnológica?

28.8.06

Mas Ela Se Move

MOBILEFEST é um festival brasileiro de arte sobre os impactos dos telefones celulares na cultura e sociedade. A edição de 2006 está aberta para o recebimento de projetos. A pergunta do "call for papers" é: Como a tecnologia móvel pode contribuir para a democracia, cultura, arte, ecologia, paz, educação, saúde e o terceiro setor? O festival é voltado para usuários de celulares e operadoras.

22.8.06

Claudia Giannetti

Amanhã, às 20h00, Claudia Giannetti, diretora do MECAD (Media Centre of Art & Design), vai fazer uma palestra no SESC Pinheiros (Rua Paes Leme, 195). No dia 28, será em BH. Segundo a organização, será apresentado "material audiovisual inédito de grande interesse". Na ocasião, será lançado o livro "Estética Digital - Sintopia da Arte, a Ciência e a Tecnologia" (Editora C/Arte). A Cláudia é uma referência na pesquisa de arte tecnológica internacional, como pode ser constatado neste paper sobre endofísica. Mais informações, no telefone 3095-9400.

21.8.06

Novos Nômades

Há muita coisa nova com relação ao NOMADS, projeto da USP que inclui gente como Marcelo Tramontano, Luisa Paraguai Donatti e Anja Pratschke. Novo nome (núcleo de estudos de habitares interativos), espaço (001 reformada), mobiliário (isabelitas p.m.g, pia nômade), linhas de pesquisa (espacialidades concretas, híbridas, virtuais, processos de design e de comunicação) e newsletter (v!rus_01). Eles se interessam muito por cibernética e software architecture.

18.8.06

Cura-te

PingMag publicou uma série de reflexões sobre a gloriosa atividade curatorial. São, no mínimo, provocadoras e pertinentes as entrevistas. Atente especificamente para as declarações bombásticas de Kai Ozawa do Arts Initiative, em Tóquio.

17.8.06

ISEA2006

Neste momento em que as exposições de arte e tecnologia no mundo ganham a pecha de “espaços de entretenimento”, talvez seja pertinente analisar o que aconteceu recentemente em San Jose, Califórnia. ZeroOne San Jose foi uma constelação de eventos ligados ao décimo terceiro encontro bianual do ISEA (Inter-Society for the Electronic Arts), que terminou dia 13. Houve uma preocupação com o espaço público, conflito de culturas e o meio ambiente, categorias que poderiam pautar mais eventos dessa natureza. Um exemplo é o trabalho da artista Beatriz da Costa, que transformou 20 pombos (ratos voadores?) em medidores de poluição (veja uma boa análise sobre esse trabalho na revista Plenty). Outro trabalho digno de nota é The Long March, de Lu Jie, uma citação à marcha de Mao, mas com o intuito de avivar no mesmo percurso pré-revolucionário algumas produções locais de arte. Aparentemente, o diletantismo heteróclito das “práticas desviantes” foi substituído por uma heterodoxia pura e simples, que contrapõe as simetrias nefastas da sociedade moderna por proposições complementares. Há boas coberturas do evento em digitalcommons e on walls and other spaces.

16.8.06

Topologias e Antenas

Teria a conjectura de Poincaré sido resolvida por um misterioso matemático? Se for impostura, o prêmio de um milhão de dólares continua valendo. Basta provar que qualquer variedade tridimensional fechada e com homologia trivial é homeomorfa a uma esfera (leia-se, se um espaço tridimensional curvado for encolhido até um ponto sem sofrer dilacerações, este espaço equivale a uma esfera). Na rabeira, veja essas incríveis antenas de banda X da Raytheon.

15.8.06

OD

O Programa Rumos 2006 - Arte Cibernética foi parar na capa do Overmundo! Agradecemos os 27 pontos que nos colocaram no topo da agenda, mesmo que por tempo determinado. (valeu Ronaldo e Hermano!)

Cidade Circular

City of Sound aponta para uma exposição sobre o trabalho do escritório de arquitetura von Gerkan, Marg and Partners na China. Um deles é simplesmente a construção de uma cidade ideal para 800.000 habitantes, a chamada Cidade Nova de Lingang.

14.8.06

Microfilmes

Até 6 de setembro estão abertas as inscrições para o Telemig Celular arte.mov (Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis). Podem participar trabalhos audiovisuais com duração entre 30 segundos e dois minutos, realizados em qualquer tipo de mídia ou suporte na captação das imagens, porém considerando que o canal de exibição são celulares, handhelds ou computadores de mão. (valeu Babi e Chiquinho!)

L'eau Douce

NOMADS convida para o encontro com o coletivo Electronic Shadow no próximo sábado, às 16h30m, no Paço das Artes, em São Paulo. O grupo parisiense também está mostrando o vídeo-cenográfico-interativo H20 no FILE (cuja overture é hoje).

11.8.06

Entropia Positiva


Conheçam ERRÁTICA, publicação virtual capitaneada por André Vallias. O time de colaboradores é impressivo: Carlos Nader, Caetano Veloso, Sheila Lerner, Omar Khouri, Antonio Cicero e muitos outros. Em breve, um integrante do Itaulab fará parte dessa seleta lista.
UPDATE (27/08): Dito e feito.

8.8.06

Zadowolony Szkic


Para quem gosta de desenho: vale dar uma olhada no arquivo que a Jasia Reichardt dirige em Londres. É o acervo de Stefan e Franciszka Themerson, um casal de artistas anglo-poloneses. Material fantástico (valeu, André!)

4.8.06

The Great Switcheroo


No dia 1 de setembro será inaugurada no ZKM uma exposição de trabalhos de artistas brasileiros contemplados no Prêmio Sérgio Motta. Vários artistas - entre eles Gisele Beiguelman, Luiz Duva, Raquel Kogan, Kátia Maciel, Simone Michellin e Gilbertto Prado - terão seus trabalhos analisados pelas lentes européias. O evento é importante. Mostra como a cena nacional está forte. E aponta para possíveis caminhos do tipo switcheroo, já trilhados pelo Itaú Cultural. Aqui cabe a invocação de Niklas Luhmann. Digamos que a cena brasileira seja um sistema fechado, autofortificado e autocatalítico. Isso impediria a ação de "perturbações" do meio externo (a cena internacional)? A resposta, segundo o sociólogo alemão, é NÃO. Já que a realidade é construída pelo observador, então que seja construída junto com outros observadores.

3.8.06

Bzzzz


A partir do dia 17, começa aqui no Itaú Cultural a retrospectiva de 40 trabalhos em vídeo de Nam June Paik, que participou (nunca é demais lembrar) da exposição Cybernetic Serendipity com Robot K-456. O texto de Norman Bauman para a edição especial de Studio International é um dos melhores sobre Paik. Este volume precisa ser urgentemente reeditado...

2.8.06

Tempo e Espaço Circular


Nos próximos dias 11, 12 e 13 acontece no espaço expositivo de Emoção Art.ficial 3.0 - Interface Cibernética o espetáculo Continuum, de Roberto e Gustavo Ramos. A correlação com a exposição é explícita, já que a performance é desenvolvida dentro de um espaço circular. O título remete à física, o que já é espetacular por natureza. Um reencontro de ciência e arte, que nunca deveriam ter sido separadas ao nascer. (foto acima de Gustavo Ramos)
UPDATE (8/08): A revisão de texto tardou.

1.8.06

Pepitas da Internet

A época de ouro dos pôsteres de viagem. Como é bom fazer descobertas boas ao acaso no domínio da Internet!

Arquivo do blog