31.1.07

Tudo Morre

Interessante o tópico levantado por Jon Udell sobre a permanência de conteúdos na blogosfera. A cada dia, despejamos toneladas e toneladas de informações, contra-informações e bricabraques conceituais em nossos diários eletrônicos. Qual será o futuro deste material? Por enquanto, apenas acadêmicos e bibliotecários estão se mobilizando para resolver o problema. O resto, pouco se dá. Aqui, há um paralelo com as artes visuais. Vejamos, se o artífice cria objetos vivos chamados artefatos, o artista contemporâneo cria relíquias, ou seja, objetos que carregam em si o cunho da "permanência". No segundo caso, as relíquias criadas por tais artistas adquirem um caráter quase religioso, semelhante às lascas da cruz do Cristo ou pedaços de ossos de santos. A permanência, neste caso, não seria um fator positivo. Os artefatos, por outro lado, estão em constante mutação ao longo do tempo, recebendo novas tinturas e tessituras. No caso dos blogs, nem a permanência é garantida. Em termos técnicos, o ideal seria criar um sistema de back-up de links, ao estilo do Internet Archive. Mas isso é custoso. Muito custoso. Talvez seja melhor nos renderemos a realidade crua e lermos com entusiasmo momentâneo nossos pequenos ensaios em forma de hot news, sempre com a certeza de que, brevemente, se perderão nas brumas do tempo.

26.1.07

Adivinhe Quem Veio Para Jantar?

O LACDA (Los Angeles Center for Digital Art) apresenta a primeira exposição estrangeira do artista brasileiro Lúcio Carvalho. São 12 obras trabalhadas digitalmente de forma exaustiva, nas quais mostram aspectos da infância do artista na mesa de jantar.

23.1.07

Arquitetura da Destruição

O grande tópico do momento é Second Life, o novo universo virtual massivo. Uma mistura de exatidão e indefinição, já que dentro dele podemos ser e construir o que der na telha, conduzir coisas e objetos a trouxe-mouxe e insuflar os ares com ondas de criatividade! Mas há uma questão pendente: por que a arquitetura deste mundo é tão, digamos, convencional? Note que as moradias da imagem acima lembram as casinhas de New Jersey que tanto repugnaram Evelyn Waugh. Por que ninguém realiza os sonhos mais loucos de Frank Gehry e Koolhaas? Até que alguém responda a essa pergunta, continuaremos montando nosso bivaque no First Life mesmo.

18.1.07

Recicle!


O Felipe Fonseca, que se orgulha de ser um metarecicleiro, avisa que está acontecendo no Sesc o LAMIME (Laboratório de Mídias Metarecicladas). É sempre bom acompanhar o trabalho dos metarecicleiros, pois são eles os transformadores das novas sucatas tecnológicas que começam a assombrar a humanidade. Várias oficinas - inclusive relacionadas à pesquisa de música computacional eletrônica calcada em softwares livres - compõem o cardápio do evento.

9.1.07

Iraque Profundo

O novo projeto de Michael Rakowitz, "The Invisible Enemy Should not Exist", pretende reconstruir alguns artefatos arqueológicos saqueados do Museu Nacional do Iraque durante a invasão dos militares norte-americanos em 2003.

O título da exposição, que abre dia 12 no Lombard-Freid Projects em Nova York - é uma tradução de Aj-ibur-shapu, a antiga rua babilônica usada como via de procissão para o templo de Ishtar, parte do qual pode ser visto atualmente no Museu do Pérgamo, em Berlim. Os objetos foram confeccionados segundo pesquisas feitas no banco de dados de culturas orientais da Universidade de Chicago (estima-se que hoje há cerca de 7.000 objetos desaparecidos). Rakowitz mais uma vez presta um tributo aos seus antepassados iraquianos.