16.4.08

Pecha Kucha Night em São Paulo!

Finalmente conseguimos a franquia do Pecha Kucha Night para a cidade de São Paulo, um novo formato de simpósio criado em 2003 por Astrid Klein e Mark Dytham, da Klein Dytham Architecture. A primeira cidade no Brasil a receber a franquia foi Porto Alegre, graças aos esforços de Paulo Scott e André Czarnobai (aka Cardoso). O Itaulab foi até os pampas para participar do terceiro volume, em 9 de dezembro do ano passado (slides e script).

Começamos a circular um e-mail viral conclamando possíveis interessados em participar dessa aventura, com direito a subir no palco principal do Instituto Itaú Cultural em São Paulo no próximo mês de Julho. É uma boa oportunidade para criativos escondidos saírem de suas cavernas no Afeganistão e mostrarem uma Grande Idéia.

Aqui está o texto do viral. Copiem e divulguem. Bombem as suas redes sociais!

Vivemos numa época em que o tempo tende a contrair-se, e não se dilatar. Tudo é fugaz, “tempus fugit”. Por isso, brevidade é fundamental hoje em dia. É conhecida a “boutade” do elevador: se você não conseguir resumir seu projeto no percurso entre o térreo e, digamos, o sexto andar do prédio de sua empresa, a sua idéia não vale nada. É também famosa a opinião do escritor argentino Jorge Luis Borges de que as melhores histórias da literatura mundial nasceram de argumentos incrivelmente curtos, resumidos em no máximo duas linhas.

Pecha Kucha Night (PKN) chega em Julho a São Paulo através do Instituto Itaú Cultural. Trata-se de uma mistura de apresentação de portfólio e “poetry slam”, em que os inscritos selecionados têm exatamente 6 minutos e 40 segundos para apresentar suas idéias criativas para um público variado. As regras são rígidas e os MCs não permitem desvios. Ensaie direito, lembre-se de Borges e do elevador que tudo sairá bem. Mas antes de tudo, seja breve.

Ficou instigado? Maiores informações sobre o que é exatamente isso, como funciona, como participar, etc. estão em http://tinyurl.com/6ahj48

Feliz PKN-SP!

UPDATE (17/04): Wagner Tamanaha, viral wizard, criou no Orkut a comunidade Pecha Kucha Night Brasil. Valeu, meu caro! Agora o virus é uma Influenza!
UPDATE (18/04): Luiz Yassuda escreveu, em 30/01/2008, um esclarecedor post sobre o que é Pecha Kucha. Há nos comentários, claro, os céticos. Por sorte, há os contra-argumentos.
UPDATE (1/05): Paul Baron, da AQ, oferece *excelentes* dicas de como ser um rei (ou uma rainha) do Pecha Kucha (via ConsultorTI).

4.4.08

Cibercelebração

O coletivo belga LAb[au], liderado por Els Vermang, inaugura no próximo dia 10, em Bruxelas, a exposição cybernet.IC.s. O grupo simplesmente caiu nas graças da viúva de Nicolas Schöffer, um dos mais representativos artistas da primeira metade do século passado e pioneiro da chamada arte cibernética (e também da videoarte). Serão apresentadas três das esculturas “Microtemps” – ainda perfeitamente funcionais (ver imagem acima) – e uma rara série de guaches. “Ela viu certa vez o nosso trabalho e nos convidou para fazermos uma espécie de homenagem ao marido. Claro que a gente não resistiu”, disse ao blog a mais que bacana líder do grupo. Abre a mostra uma palestra de Eléonore de Lavandeyra Schöffer, que agora chama os integrantes do grupo de “netos”. “Ela está com a idade avançada, mas tem uma energia incrível. É tudo o que uma mulher sonha em ser quando ficar mais velha”, confessa Els. Seminal. Fundamental. Fenomenal.