9.6.05

Realismo Capitalista

Por falar em semelhanças, o que tem a ver este cartaz encontrado num dos vagões do trem que vai de Baltimore a Washington DC, produzido pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA...


...e esse poster soviético? Será que o governo norte-americano está numa fase construtivista?

6.6.05

As Linhas Claras de Eisenstein

A Fundação Daniel Langlois está apresentando um projeto para Web dedicado a um sketchbook de Sergei M. Eisenstein (1898-1948), datando de 1914, quando o artista tinha 16 anos.


Os comentários são de autoria de Oksana Bulgakowa, que já escreveu uma biografia sobre ele. O desenho de abertura é um dos mais instigantes, por criar um mundo onírico em que a perspectiva é deformada como nos desenhos animados. A apresentação gráfica dos desenhos e dos metadados é primorosa.

3.6.05

Outros Mundos

O que "From The Reflections Series" (2001), de Jorge Llaca, tem em comum com...


..."Ophelia" (1851-1852), de John Everett Millais?


O assunto não está relacionado exatamente com arte tecnológica, mas não houve como resistir colocar vis-a-vis as obras de dois artistas completamente díspares, tanto no tempo e no espaço. A erotização da morte, como se verifica, é um tema universal. Ingmar Bergman que o diga. Mas talvez o grupo monochrom tenha ido longe demais, no projeto EXPERIENCE THE EXPERIENCE...

2.6.05

Do Cinético ao Digital

Leonardo/ISAST anuncia que Abraham Palatnik é o contemplado do Leonardo Award for Lifetime Achievement, reconhecimento pela notória produção de obras de arte tecno-científicas. O artista é incorporado, desta forma, a um panteão composto pelos artistas Gyorgy Kepes, Nicolas Schöffer, Max Bill e Takis.


Em Julho, teremos a honra de exibir no Itaú Cultural algumas obras deste importante artista.