31.10.06
25.10.06
Microcontos de FC
A idéia de escrever microcontos não é nova. Eventos promovidos por empresas de celulares abraçam a proposta e já começam suas chamadas de trabalhos. Mas essa compilação de pequenos argumentos de ficção científica da Wired é particularmente notável. Não dariam ótimas frases para camisetas? Além do microconto de Ken MacLeod acima, gostamos também desta pérola de Richard Powers: Lie detector eyeglasses perfected: Civilization collapses. Mais sobre o assunto no Metafilter.
UPDATE (6/11): Carlos Seabra indica, nesta linha, o Portal dos Microcontos.
UPDATE (6/11): Carlos Seabra indica, nesta linha, o Portal dos Microcontos.
23.10.06
Piracicaba Alerta
Um texto lúcido sobre a exposição Emoção Art.ficial 3.0 - Interface Cibernética. Foi escrito por André Sathler Guimarães, doutorando em Filosofia da Mente, com ênfase em IA, pela Universidade Federal de São Carlos. O Girapira é um veículo idealizado pelo jornalista Romualdo Cruz Filho, de Piracicaba. Nossos agradecimentos ao oeste paulista!
16.10.06
10.10.06
Vela em Gravidade Zero
O término da faixa Tracking Treasure Down (do duo Gabriel & Dresden) ressoa com a voz de Molly Bancroft: "Disappear... Disappear... Disappear...". Poderia ser a música incidental de uma vela acesa em gravidade zero.
London Calling
YOUNG-HAE CHANG HEAVY INDUSTRIES, presentes no FILE, foram agora comissionados pela Tate Online. Ainda em Londres, Jasia Reichardt, presente em EA3.0, ministra a palestra "From the Common Room to Cybernetic Serendipity", no evento Life Forms, na Kinetica.
9.10.06
Universo Meu
Bom artigo de Steven Johnson no NYT sobre o game Spore, que talvez seja o mais perfeito simulador de universos, na acepção de Rössler (In order to enable explicitly external observation, endo-physics proposes the construction of model worlds that would simulate exo-models of endosystems, for instance in a computer-simulated model universe, em Endo-Aesthetics, de Claudia Gianetti).
5.10.06
Grapixo
Falando em arte urbana (como não falar nos dias de hoje?), no dia 14 será inaugurada, na Pinacoteca, a exposição Pixo, Logo Existo, uma celebração que une stencil art e pichação, a mais controvertida das formas de arte. Controvertida, pois seus praticantes realizam manobras tipográficas num suporte "proibido": a própria cidade. A exposição coloca grafites de cabeças célebres – como as de Nietzsche, Frank Zappa e Louise Bourgeois – ao lado de pensamentos pichados na forma de balões de HQ. A proposta é, no mínimo, instigante, assim com a idéia de colocar grafiteiros veteranos (Hudinilson Jr, Ozéas Duarte, etc.) ao lado de notórios rabiscadores urbanos.
UPDATE (10/10): Mudança de datas! O coquetel de abertura será no dia 19, na Galeria Central (Rua Fortunato, 236, Sta. Cecília, São Paulo) e a abertura propriamente dita será em frente à Pinacoteca, no dia 21.
UPDATE (10/10): Mudança de datas! O coquetel de abertura será no dia 19, na Galeria Central (Rua Fortunato, 236, Sta. Cecília, São Paulo) e a abertura propriamente dita será em frente à Pinacoteca, no dia 21.
2.10.06
Nordeste Ativo
"O que queremos, de fato, é que as idéias voltem a ser perigosas". Captem atentamente o que vai acontecer em Olinda...
Assinar:
Postagens (Atom)