27.3.06

Vídeo Show

Recentemente recebemos a visita de Anthony Auerbach, o inglês responsável pelo projeto Video as Urban Condition, um pool de vídeos que discute as novas formas representação, principalmente a imagética.


Segundo ele, nossas vidas são totalmente modeladas pelos vídeos: das festinhas infantis até as caminhadas na rua.

26.3.06

Além de Bollywood

Nem só de telemarketing e Bollywood vive a Índia... (imagem baixo de "Game Pieces", de Nalini Malani, 2003)


Interessante essa matéria de Johan Pijnappel fazendo um panorama da mídia arte no continente indiano. (obrigado Priya Jhaverik!)

18.3.06

Luzes da Cidade

O grande Michael Rakowitz, que já esteve no Brasil a convite do Itaú Cultural, mostra o trabalho (P) LOT na exposição Mind the Gap, em Nova York.


O evento é sobre ficção social e ocupação de espaços públicos. O Trabalho de Rakowitz especificamente discute o papel dos estacionamentos.

17.3.06

Make Love Not War

Incrível esse videoclipe que o Partizan Lab fez para a música At Least It’s Not the End of the World...


...da banda Super Furry Animals. Uma crítica à insanidade das guerras ao som de uma balada e muita criatividade.

16.3.06

Cavaleiros das Artes

Shigeru Miyamoto (Super Mario Bros., The Legend of Zelda), junto com Michel Ancel (Rayman, Beyond Good & Evil) e Frédérick Raynal (Alone in the Dark, Twinsen's Odyssey) receberam do ministro da cultura francês o honorável título de Chevalier dans l'Ordre des Arts et des Lettres.


Isto é notório. Absolutamente. Se os autores de games continuarem nessa ascensão, logo receberão a mais que honorável legion d'honneur.

15.3.06

Wetware

MEART – The Semi Living Artist é um projeto bio-cibernético com pontos presenciais separados geograficamente. O termo "bio-cibernético" junta células de peixe e robótica.


A parte geográfica é por que o "cérebro" fica num petri dish localizado no Instituto de tecnologia da Georgia, Atlanta, EUA, sob os cuidados do Dr. Steve Potter; e o "corpo" é um braço robótico que pode ficar localizado em qualquer lugar do mundo.

11.3.06

Marajoaras em Java

A união entre a artista Tania Fraga e a dançarina Patrícia Noronha rendeu um espetáculo cybershamanic chamado Karuanas, inspirado em elementos presentes na natureza e na cultura dos índios da Amazônia (karuanas, na mitologia marajoara, são "espíritos da água").


Os protótipos dos cibercenários interativos foram realizados em Java3D com recursos obtidos através de premiação da primeira edição do Rumos Itaú Cultural Transmídia. O espetáculo acontece hoje, no SESC Anchieta, às 21:00h.

5.3.06

Argélia Mon Amour

Marc Lafia e Fang-Yu "Frank" Lin realizaram uma engenharia reversa do grandioso filme de Gillo Pontecorvo, "A Batalha de Argel" (1965). Os artistas recortaram vários quadros do filme, os dividiram em dois lados (França versus Frente de Libertação Nacional) e os dispuseram em uma matriz feita em Flash.


Os participantes podem, dessa forma, controlar o fluxo narrativo e ter uma visão alternada do filme. Um processo de reenactment que deu certo. O trabalho foi comissionado pela Tate e foi apresentado no evento NODE.London.

4.3.06

Panspermia

Spore, novo game da EA, está dando o que falar. As informações ainda são escassas, mas tanto público como crítica estão afirmando que este é o the next big thing no mundo dos videogames.


Há um vídeo de Will Wright contando detalhes do jogo na Game Developer Conference.

Arquivo do blog