17.2.05

Skating the International

Os editores da revista russa Chto Delat estão promovendo o projeto Drift. Narvskaya Zastava, que tem como objetivo fazer um mapeamento artístico do bairro Narvskaya Zastava, em São Petersburgo, berço de idéias urbanas utópicas desde o período revolucionário. Valendo-se de táticas de realismo crítico e práticas situacionistas, teóricos e artistas estão analisando e interpretando a arquitetura construtivista do famoso bairro russo. Há artigos de notório interesse no site.


A mania de usar a cidade como o próprio material da prática artística (e não como simples suporte) está em voga. O artista Andrei R. Thomaz, por exemplo, lançou o projeto _Uses of Space_, um registro de utilizações de espaços físicos das cidades, trabalho inspirado no livro The Poetics of Security: Skateboarding, Urban Design, and the New Public Space, de Ocean Howell, que reflete sobre a maneira pela qual os skatistas se apropriam dos espaços urbanos.


O videoclip This Fire, da banda Franz Ferdinand, talvez seja o resultado de uma obscura nova onda de iconografia soviética, já que costura, despropositadamente, a imagética de Narvskaya Zastava com o som dos skatistas de Thomaz.