4.7.06

Arte Bruta Também Ama

No dia 6 de julho será inaugurada em Montevidéu, Uruguai, a exposição Con Los Ojos Del Otro, fruto de uma parceria entre o Centro Cultural de España e o consulado da Espanha em São Paulo. Com a curadoria de Agnaldo Farias, a mostra pretende fazer um apanhado da arte contemporânea brasileira, inclusive mostrando alguns artistas que trabalham na borda da arte tecnológica.


Recentes reflexões nos tomaram de assalto. Nada a ver com a exposição uruguaia, mas com o estado da arte. As artes visuais estariam “vendidas”, assim como os fantasmas que rondam o maior espetáculo da FIFA? Panamarenkos e Panenkas, where are you? A pergunta não é uma provocação propriamente dita, mas a lamentação de uma possível perda de paixão. Em recente entrevista, o escritor de ficção científica Richard Calder cita um termo de sua autoria: "Outsider Art". A expressão é o sinônimo perfeito de "Art Brut", descrita pelo saudoso Jean Dubuffet como: (...) works created from solitude and from pure and authentic creative impulses - where the worries of competition, acclaim and social promotion do not interfere - are, because of these very facts, more precious than the productions of professions.


Pois então, apresentamos Henry Darger, o pintor e escritor que era faxineiro e criava, nas horas vagas, mundos que despertam estranhamentos e transportes para outras zonas. Em resumo, que transmitem uma verdade. Nem que seja a verdade dos contos de fadas.
UPDATE (10/07): e não é que o Zidane cobrou um pênalti a la Panenka na final da copa?

Arquivo do blog