17.7.06

EA3.0 em Progresso


O trabalho de Usman Haque é filosófico. Ou melhor, ontológico. Ontológico? Ainda não... Seria melhor dizer que Evolving Sonic Environment aplica o conceito de ontogênese (como as coisas se tornam o que são) por meio de uma sociedade de caixas de som especiais que emitem "tons de Tartini", uma freqüência que oscila entre 14KHz e 16KHz. Dizem que apenas crianças e animais conseguem distinguir "batimentos" dentro dessa faixa. Então, abençoai as feras e as crianças! Na foto, o psicólogo e co-autor Rob Davis ajusta o sistema de visualização de informações, para tornar visível o invisível, ou, como foi dito brincando: jogar poeira no vento. A intenção dos artistas é citar Gordon Pask que, durante os anos 60, criou peças de arte reagentes. “The Colloquy of Mobiles”, que foi mostrada na exposição Cybernetic Serendipity, é a peça de resistência do grande ciberneticista. Os próximos passos de Haque (em conjunto com Paul Pangaro) é simplesmente recriá-la, levando em consideração o atual contexto histórico.

A bateria de baterias dos "cãezinhos adestrados" de France Cadet.

Os autômatos celulares de McCormack se preparam para entrar em campo...


...enquanto Romy Achituv "recita" o poema "Te, Converso", de Evan Zimroth (traduzido por Marcus Bastos). Somos sinônimos / Para o quebra-galho / Da sintaxe, / E mesmo que vire nada: / É só papo.

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