24.6.09

Direto de Linz...

Nosso correspondente internacional Ricardo Nascimento informa que no dia 17 de junho foi inaugurado o projeto 80+1, em Linz, Áustria.

Cada semana dois novos projetos serão instalados na praça central da cidade e abordarão temas como: mudança climática, energia, diversidade cultural, água, entre outros.

O projeto “ Grand Mutual Smiles” propõe uma conexão entre Linz e Thimphu (Butão) para abordar o tema "felicidade". Por meio de uma webcam você pode enviar um sorriso. Assim que o seu sorriso é detectado pelo sistema uma fotografia é tirada e enviada para a outra cidade. Desta forma um mosaico com fotos de sorrisos é montado e modificado em tempo real. O participante envia um sorriso e recebe outro em troca.

Um outro projeto interessante é um cabo-de-guerra virtual. Uma parte da instalação foi montada em Linz e outra em Viena. Assim que houver um oponente do outro lado o jogo começa...

Os próximos temas abordados serão: comida e água (dois itens que começam a escassear de forma severa de acordo com um coeficiente Gini perverso). Vale lembrar que os projetos são realizados pelo Ars Electronica Center em parceria com Voestalpine e Linz09.