Bull Dancing, espetáculo concebido por Marcelo Evelin e apresentado no SESC Ipiranga durante o presente fim de semana, pode ser considerado um exemplo de "cultura supranacional", uma hipótese calcada na idéia mítica dos
Registros de Akasha e nas idéias de alteridade do escritor polonês Ryszard Kapuscinski, o
intérprete das culturas (a hipótese requer um texto à parte, mais apurado
*). As culturas que compõem a cultura supranacional não estariam estanques em
bunkers nacionais e, no que pese a suas origens, estariam no mesmo patamar do que os místicos hebraicos chamam de
protolinguagem. O espetáculo de Evelin procura justamente tecer uma malha cultural acima das convenções puristas. Por exemplo, colocar Monika Haasova como uma
minnessinger vestida de índia ao lado do "boi esquartejado" é de uma ousadia ímpar. A atriz eslovena também faz uma analogia entre as partes do corpo humano e as peças do boi, reforçando possíveis conotações sexuais estabelecidas pelas categorias de
dominatrix,
masotrix e (até!)
machotrix.

A "farra do boi" perpetrada pelo grupo de Marcelo Evelin remete, arbitrariamente, aos infames
experimentos com animais realizados pelo médico italiano Giovanni Aldini (1762-1834) e...

...também aos rituais pagãos das ilhas Hébridas de culto ao deus-sol Nuada, retratados tão bem no filme
cult da década de 70,
The Wicker Man (porém, ao invés do homem-boi, há lá o
hobbyhorse, ver imagem acima). O espetáculo remove da cultura popular o ranço do
folklore e promove um anti-
folklore, com uma roupagem que teria assaz agradado à Oiticica.
* O texto à parte, mais apurado, está aqui.