28.2.08

Fred Ataca Novamente

Hoje tem (...) de Fred Forest no Itaú Cultural. A reticência foi proposital e significa que tudo pode acontecer, desde uma pegadinha, um prank ou mais uma daquelas famosas ações de subversão midiática soft. Fred é sempre uma surpresa. O que se sabe é que ele vai propor uma espécie de “reforma agrária” no Second Life e a performance dele estará atrelada às eleições municipais na França. Mundos argelino e brasileiro formarão um grande mesh-up unicultural em torno da questão da sustentabilidade. Quem vier, verá.
UPDATE (29/02): Para um público seleto, Fred avançou mais um passo em suas sublevações midiáticas, invadindo o universo do Second Life com o projeto do Território do M2 Artístico, o qual teve início na década de 70 numa região fronteiriça entre França e Suíça e tinha como mote a venda de “espaços de livre expressão” ao público, iniciativa que obviamente foi obstruída pelas autoridades. Depois de o avatar do Itaulab ter ouvido uma mensagem proferida no Centro Experimental do Território – um prédio que satiriza arquiteturas fascistas do tipo shopping centers – e passeado pelos metros quadrados em torno da construção, Priscila Arantes, curadora de uma retrospectiva do artista no Paço das Artes, contextualizou a performance para o público, remetendo-a a outros projetos de Fred. A ação virtual não teve nada de espetacular, como as reenactments que vêm pululando no Second Life ("7000 Oaks" de Joseph Beuys por Eva e Franco Mattes é o exemplo mais notório), mas foi absolutamente coerente com a linha de trabalho do artista. Não é prank (e aqui o blog se retrata); não é pegadinha. O público não se sentiu enganado ou vilipendiado, e sim saiu com a sensação de ter participado de algo que teve a sua importância, de ter “interagido”, enfim, com uma revolta silenciosa, porém altamente eficaz, contra as truculências do quarto poder.
UPDATE (1/03): Será que o Lula se inspirou em Fred ao criar o programa "Territórios da Cidadania"??? Tempos de globalização; tudo é possível...