Um galpão no Bom Retiro, aparentemente voltado para um local de reserva técnica, tornou-se o novo espaço de exposições da Fortes Vilaça. E as donas não estavam de brincadeira: inauguraram o local com a exposição “God is Design”, com curadoria de Neville Wakefield, do PS1, área de arte contemporânea do MoMA de Nova York. O blog se deslocou até a Rua James Holand, 71, com o intuito de degustar não o coquetel, mas a obra "Persus" (1986), de John Mccracken, expoente da arte minimalista norte-americana. Surpreendentemente, o monocromo amarelo pintado à mão sobre madeira estava "apenas" encostado sobre uma parede, sem estar banhado por nenhum artifício luminoso do tipo "luzes da ribalta", diferentemente do que foi realizado com perfeição na Documenta 12 (veja acima a obra “Orchid”, de 1991). Sem problemas; só o fato de Mccracken estar presente já é a glória. Outra surpresa foi conhecer a simpática artista polonesa Agnieszka Kurant, cuja obra consistia de um fictício jornal New York Times de 2020 impresso em papel térmico, um material impregnado com uma substância química que muda de cor quando exposto ao calor.
UPDATE (30/03): Lá estava também Aleksandra Mir com uma seção de colagens nas quais são acopladas iconografias religiosas e imagens da corrida espacial. Nada que já não houvesse sido feito: meio déjà vu. Segundo consta Claire Bishop, na Artforum de dezembro passado, a artista se superou mesmo foi com Newsroom 1986-2000, atividade ocorrida ano passado na Mary Boone Gallery, em Nova York. Atividade? Sim. Munidos com canetas de ponta porosa, dúzias de “assistentes” copiaram no local da exposição as primeiras páginas de centenas de tablóides publicados no período disposto no título. Desmistificação do papel da mídia e neutralização do pespego a que ela nos acomete diariamente. Gênio!